Os serviços de rede privada virtual (VPN) que encripta o tráfego, atende uma demanda de usuários preocupados com sua privacidade on-line, seja pela segurança das informações, de imagem e identidade ou velocidade para acessar seus dados remotamente.

O nosso guia ajudará a compreender o que é uma conexão privada, como funciona e como buscar redes protegidas para conectar-se de qualquer lugar.

O que é uma VPN e como funciona?

Quando você conecta o seu computador (ou outro dispositivo, tal como um smartphone ou tablet) via VPN, ele age como se estivesse na mesma rede local. Ou seja, todo os dados e informações da sua rede criptografado ao ser enviado.

Hoje em dia as VPNs são realmente populares, mas não pelas razões que as levaram a ser criadas originalmente – que eram apenas de ligar redes empresariais em segurança via Internet ou permitir o acesso a uma rede empresarial a partir de casa.

Por que usar VPN?

– Contornar restrições geográficas em websites ou streaming de áudio e vídeo

– Proteger dados e informações confidenciais ao acessar redes Wi-Fi que não sejam de confiança

– Privacidade online, ao utilizar recursos que escondem sua verdadeira localização

Se gosta de levar o seu portátil ou dispositivo móvel para a biblioteca ou café, provavelmente liga-se através de Wi-Fi público. O problema é que muitas redes Wi-Fi públicas e gratuitas não são seguras. Isto significa que um hacker poderia facilmente interceptar a informação que envia através da rede pública, incluindo as suas palavras-passe e informações bancárias. Mas, se utilizar uma VPN pessoal, pode ligar-se em segurança sempre que estiver longe de casa.

A conexão VPN é segura?

Quando navega na Internet, há sempre algum risco associado às suas ações. Por exemplo, utilizar um Wi-Fi público significa que é tão fácil para qualquer outro indivíduo utilizar a mesma rede como você, facilitando aos hackers a visualização de toda a sua atividade online. Por exemplo, se entrar na sua conta bancária ou plataformas de redes sociais, como o Twitter, Facebook, as informações da sua conta, incluindo a palavra-passe, poderão ser obtidas.

Uma VPN é altamente benéfica quando navega na Internet porque é capaz de mascarar a sua localização atual, bem como as suas atividades on-line. A ligação encriptada entre o seu dispositivo e uma rede externa, acontece por um túnel VPN.

O túnel permite que os dados sejam transferidos com segurança de uma rede para outra. Ajudando a VPN a manter os seus dados confidenciais, enquanto navega numa rede pública.

Tenha em mente, no entanto, que uma VPN não garante uma segurança online completa.

De que outra forma me posso proteger dos hackers?

Utilizar VPN é um grande começo, mas não é a única forma de se proteger dos hackers em linha. Experimente estas dicas essenciais para manter os seus dados e dispositivos seguros:

– Escolha Wi-Fi protegido por palavra-passe: ao ligar-se à um Wi-Fi, escolha redes que tenham senhas WPA ou WP2 para acesso protegido. Se a rede não solicitar uma palavra-passe, a ligação pode estar aberta a hackers e outras ameaças.

– Procure o ícone de bloqueio (cadeado): certifique-se de que as páginas web que visita estão “HTTPS” encriptadas sempre que possível e contêm um ícone de cadeado na barra de endereços. Faça isto olhando para o início do URL que está a aceder – se o URL começar com “HTTP”, termine a sessão – particularmente se estiver a fazer algo que utilize dados sensíveis (como senhas, dados bancários e confidenciais).

– Esteja atento aos sinais de aviso: os avisos SSL e TLS são as mensagens que aparecem no seu navegador quando se depara com uma ligação insegura. Quando

isso acontecer, tire um momento para pensar no que está aceitando antes de passar as notificações sem ler, porque isso pode significar que está a colocar os seus dispositivos e dados em perigo.

 

Você quer conectar sua empresa com segurança e velocidade? Então, conheça os serviços de rede privada da Alhambra IT, que interliga unidades em diferentes localidade, com uma rede física privada e protocolos de sua preferência.

Saiba quais são os tipos de VPN e os seus protocolos.

 

vamos conversar?

Quer saber mais sobre o assunto? Converse com os nossos especialistas!